INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Matheus Hoffmann Fatec Jahu Autor
  • Nathalia Mendes Gerotti Franco Fatec Jahu Autor

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação Infantil, Alfabetização

Resumo

Este artigo explora a integração da Inteligência Artificial (IA) na educação infantil, com ênfase no processo de alfabetização. O tema é relevante no contexto atual de digitalização e inovação educacional, onde a IA se apresenta como uma ferramenta capaz de transformar a maneira como as crianças aprendem a ler e escrever. O objetivo do estudo é investigar como a IA pode aprimorar o processo de alfabetização infantil, oferecendo um aprendizado mais personalizado, interativo e inclusivo, além de avaliar as implicações pedagógicas e éticas dessa tecnologia. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e método dedutivo, permitindo uma análise aprofundada das fontes existentes sobre o tema. A pesquisa destaca que a IA tem o potencial de personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e adaptativo. O estudo conclui que, embora a IA ofereça grandes oportunidades para a educação infantil, sua aplicação deve ser equilibrada e integrada de forma a complementar, e não substituir, o papel dos educadores, garantindo uma educação que seja ao mesmo tempo inovadora e humanizada.

Publicado

30-04-2025

Edição

Seção

Artigos