Cubo de atividades para alfabetização e ensino de matemática: design inclusivo para crianças com TEA

Autores

  • Laiza Fernanda Lopes Sanchez Fatec Jahu Autor
  • Jonas Leme Fatec Jahu Autor
  • Aparecida Maria Zem Lopes Fatec Jahu Autor
  • Flavio Cardoso Ventura Fatec Jahu Autor

Palavras-chave:

aprendizagem por jogos, design inclusivo, jogos para PCD

Resumo

A complexidade do processo de aprendizagem humana evidencia a importância das brincadeiras e da recreação, que são fundamentais para o desenvolvimento infantil. As brincadeiras estimulam a criatividade, a interação social e facilitam a aprendizagem. No contexto do Transtorno do Espectro Autista, as brincadeiras adaptadas são especialmente relevantes, pois ajudam a superar desafios em comunicação e interação social, e promovem a evolução cognitiva e social das crianças. O objetivo deste estudo é demonstrar o desenvolvimento de um dispositivo para auxiliar na alfabetização e ensino de matemática, denominado “cubo de aprendizagem”, e investigar seu impacto no desenvolvimento cognitivo e social de crianças, incluindo aquelas com autismo. A metodologia envolve pesquisa qualitativa e aplicada, por meio de um estudo de caso para analisar as interações e percepções das crianças com o cubo. Os resultados do protótipo do cubo de aprendizagem desenvolvido apontam que ele é eficaz no desenvolvimento das crianças, tanto social quanto cognitivo, especialmente das crianças com autismo. As crianças se mostraram engajadas e interessadas, utilizando o cubo para formarem frases e reconhecer figuras. Contudo, são necessárias melhorias, tais como a separação das partes do cubo, o aumento do tamanho das peças e a inclusão de mais imagens, para atingir os benefícios esperados e tornar o recurso mais acessível e seguro.

Publicado

30-04-2025

Edição

Seção

Artigos